sábado, 3 de abril de 2010

Origem da Feijoada! E uma Deliciosa Receita

 

Existem duas versões para a origem da feijoada:

clip_image001

1 - Seria um prato criado pelos escravos com os “restos” do porco.
No livro “Brasil 1500-2000 500 anos de sabor”, de Elda Romio, O que se pode falar com segurança, mais perto da verdade, é relembrar um pouco os hábitos alimentares à época do engenho, onde imperava a mão de obra escrava dos negros vindos da África.
- É de se imaginar, então, o espanto com que foram recebidos os pratos saídos das mãos das escravas, com seus temperos desconhecidos, trazidos da terra natal, molhos nunca experimentados, fruto da criatividade das negras cozinheiras que imperavam na cozinha colonial, e eram reconhecidas, pois muitos senhores chamavam à sala de refeições, para receber os cumprimentos de seus convidados à mesa, alguns chegavam a alforriar suas cozinheiras, além de incluir-las em seus testamentos.
- Quanto aos escravos, suas refeições básicas juntavam a onipresente farinha de mandioca à carne, e quando podiam os escravos procuravam manter sua alimentação de origem, que não prescindia do feijão preto, trazido por eles da África, mais muita pimenta-malagueta como tempero. Dos senhores do engenho recebiam às vezes restos de carnes, mais a permissão para entrar nos pomares, servindo-se das frutas disponíveis, entre elas a laranja.
Feijão preto, restos de carnes, farinha de mandioca, pimenta, laranja - não é difícil reconhecer na união desses elementos um parentesco bem próximo com a nossa feijoada contemporânea.
O prazer chegava à mesa e demonstrava ser irresistível.

2 - Seria um prato criado com base em pratos europeus
Nos livros “Comidas Meu Santo”, de Guilherme Figueiredo e “História da Alimentação no Brasil” de Luís da Câmara Cascudo, temos outra versão, da origem da Feijoada.
Um prato tradicional que remonta pelo menos aos tempos do Império Romano. Consiste basicamente em uma mistura de vários tipos de carnes, legumes e verduras. Há variações de um lugar para o outro, porém é um prato bastante popular, tradicional. Em Portugal, o cozido; na Itália, a casoeula; na França, o cassoulet. Esta tradição vem para o Brasil, sobretudo com os portugueses, surgindo com o tempo - na medida em que se acostumavam ao paladar, sobretudo os nascidos por aqui - a idéia de prepará-lo com o feijão-preto, inaceitável para os padrões europeus. Nasce, assim, a feijoada.

E aqui Fica uma Deliciosa receita para se fazer uma bela feijoada.

Feijoada Especial

                        Feijoada

INGREDIENTES
  • 200 gramas de costelinha salgada ou defumada
  • 200 gramas de carne seca em cubos
  • 200 gramas de lombo suino salgado em cubos
  • 600 gramas de feijão preto
  • 10 xícaras de chá de água
  • 2 folhas de louro em folha
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 unidade de cebola pequena com 5 cravos da india espetados
  • 1/4 xícara de chá de pinga
  • 2 unidades de laranjas com casca e lavadas
  • 200 gramas de lingüíça calabresa fatiada
  • 200 gramas de paio fatiado
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 unidade de cebola grande em cubos
  • 5 dentes de alho picados
PASSO A PASSO
  1. Deixe a costelinha, a carne seca e o lombo de molho em água por 24 horas, na geladeira, trocando a água 4 vezes. Escorra e coloque em uma panela com água. Deixe levantar fervura, escorra e repita o processo para retirar o excesso de gordura,
  2. Coloque as carnes em uma panela, adicione o feijão e complete com água. Leve ao fogo baixo. Adicione o louro, sal, pimenta do reino, a cebola espetada com os cravos da india, a pinga e as laranjas inteiras, com casca furadas com uma faca afiada.
  3. Deixe levantar fervura e cozinhe por 50 minutos retirando a espuma que se forma na superfície com uma colher. Coloque a linguiça e o paio na metade do cozimento. Teste a macies das carnes com um garfo e retire conforme estiverem prontas.
  4. Corte os pedaços de carne em 3 cm. Quando o feijão e as carnes estiverem macios volte a panela todos os pedaços. Aqueça uma frigideira com óleo e doure a cebola e o alho por 5 minutos e misture na panela.
  5. Retire a cebola espetada e as laranjas. Deixe levantar fervura e sirva acompanhado de arroz branco, farofa, laranja, couve refogada e torresmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi japa, gostei de sua materia, vou fazer um doce

Postar um comentário